Progressive Matrix Test

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Paulino, Janaina Aparecida - One of the best experts on this subject based on the ideXlab platform.

  • Relação entre Percepção e Comportamento de risco e níveis de habilidades cognitivas em um grupo de adolescentes em situação de vulnerabilidade social
    Universidade Federal de Uberlândia, 2009
    Co-Authors: Paulino, Janaina Aparecida
    Abstract:

    Este estudo teve por objetivo analisar a relação entre níveis de habilidades cognitivas (inteligência verbal e não verbal) e percepção de risco e intenção em apresentar comportamentos de risco em um grupo de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A hipótese central deste trabalho foi a de que adolescentes com altos níveis de habilidades cognitivas apresentariam maior percepção do risco e se engajariam menos em comportamentos de risco. Participaram da pesquisa quarenta e oito adolescentes que participam do Projeto de ação social denominado Agente Jovem em uma cidade do triângulo mineiro com idade entre 15 e 17 anos de idade, cujas famílias vivem em situação de risco social conforme os indicadores apresentados pelo SUAS. Os sujeitos responderam a três instrumentos, sendo uma escala de percepção de risco e intenção de apresentar comportamento de risco, e dois Testes que avaliam habilidades cognitivas: a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) e o Teste das matrizes progressivas de Raven. Os instrumentos foram aplicados no Centro de Referência a Assistência Social após aceite voluntário e autorização dos pais. Após a coleta, realizou-se a análise descritiva e correlacional dos dados. Os resultados indicaram que de maneira geral a amostra como um todo possui níveis de desempenho na faixa média nas provas de habilidades cognitivas. Vale destacar que houve diferença significativa no desempenho de homens e mulheres para raciocínio mecânico, com os homens tendo um resultado melhor do que o das mulheres. Entre os tipos de percepção de risco houve apenas uma correlação positiva e moderada entre percepção de risco legal/ético e percepção de risco à saúde. O raciocínio verbal apresentou correlação com a percepção de risco legal/ético e com a percepção de risco à saúde. Entre os participantes com menor escolaridade quanto maior foi a percepção de risco legal/ético maiores também foram as percepções de risco à saúde e de risco social, o mesmo ocorreu em participantes com maior escolaridade. O raciocínio mecânico apresentou correlação com intenção de apresentar comportamento de risco legal/ético e com comportamento de risco financeiro. Não houve diferenças significativas entre os sexos quando se analisou percepção de risco e comportamento de risco. Este estudo permitiu verificar algumas correlações entre percepção de risco e inteligência, bem como a presença de correlações entre ―tipos‖ de intenção em apresentar comportamentos arriscados e inteligência. Estes dados corroboram de certa forma nossa hipótese inicial de que há uma relação entre inteligência e percepção de risco. Foi possível constatar que habilidades intelectuais superiores ajudam a perceber melhor riscos desta natureza, mas não garante a evitação de comportamentos que gerem tais punições e sanções. Estudos como este ajudam a avaliar elementos ligados ao risco que devem ser abordados em programas sociais de cunho preventivo que visem adolescentes, como o projeto no qual esta amostra está inserida.The aim ob this study was to analyze the relationship between cognitive abilities level (verbal and non verbal intelligence) risk perception and intention to show risk behavior in a teenagers group in social vulnerability situation. The main hypothesis was that cognitive abilities high levels would shoe greater risk perception and would be less engaged in risk behavior. Forty-eight teenagers of a social group named Young Agent were studied in a city in Triângulo Mineiro, a region of Minas Gerais State, Brazil. They were 15-17 years old teenagers whose families experience social risk situation according to Brazilian Social Assistance Unified System (SAUS). The subjects answered three instruments: a risk perception and intention to show risk behavior scale and two cognitive ability Tests Reasoning Test Battery (BPR-5) and Raven s Progressive Matrix Test. These instruments were applied in a Social Assistance Reference Center after voluntary accepting and parents permission. Data had descriptive and correlative analysis. The results showed that, in a general way, the sample showed average performance in a range in cognitive Tests. Men showed significant better performance in mechanic reasoning than women. Concerning to risk perception types there was only a moderate positive relation between ethic and legal risk perception and health one. Verbal reasoning related to ethic and health risk perception. Among less-schooling participants higher was ethic and legal risk perception higher were also health and social risk perception.. Mechanic reasoning was related to intention to show ethic and legal as well to finance risk behavior. There was no significant sexual difference when analyzing risk perception and risk behavior. This search allowed to verify some relation between risk perception and intelligence as well it presented relation between the types of intention to engage to risk behavior and intelligence. These data somehow confirm our initial hypothesis that there is a relationship between intelligence and risk perception. It was possible to see that higher intellectual abilities help to perceive these kind of risk, but it does not grantee avoiding behavior which could generate consequent sanctions and punishments. Studies like this have social and theoretical relevance to preventive social programs directed to teenagers in risk

  • Relação entre Percepção e Comportamento de risco e níveis de habilidades cognitivas em um grupo de adolescentes em situação de vulnerabilidade social
    'EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia', 2009
    Co-Authors: Paulino, Janaina Aparecida
    Abstract:

    The aim ob this study was to analyze the relationship between cognitive abilities level (verbal and non verbal intelligence) risk perception and intention to show risk behavior in a teenagers group in social vulnerability situation. The main hypothesis was that cognitive abilities high levels would shoe greater risk perception and would be less engaged in risk behavior. Forty-eight teenagers of a social group named Young Agent were studied in a city in Triângulo Mineiro, a region of Minas Gerais State, Brazil. They were 15-17 years old teenagers whose families experience social risk situation according to Brazilian Social Assistance Unified System (SAUS). The subjects answered three instruments: a risk perception and intention to show risk behavior scale and two cognitive ability Tests Reasoning Test Battery (BPR-5) and Raven s Progressive Matrix Test. These instruments were applied in a Social Assistance Reference Center after voluntary accepting and parents permission. Data had descriptive and correlative analysis. The results showed that, in a general way, the sample showed average performance in a range in cognitive Tests. Men showed significant better performance in mechanic reasoning than women. Concerning to risk perception types there was only a moderate positive relation between ethic and legal risk perception and health one. Verbal reasoning related to ethic and health risk perception. Among less-schooling participants higher was ethic and legal risk perception higher were also health and social risk perception.. Mechanic reasoning was related to intention to show ethic and legal as well to finance risk behavior. There was no significant sexual difference when analyzing risk perception and risk behavior. This search allowed to verify some relation between risk perception and intelligence as well it presented relation between the types of intention to engage to risk behavior and intelligence. These data somehow confirm our initial hypothesis that there is a relationship between intelligence and risk perception. It was possible to see that higher intellectual abilities help to perceive these kind of risk, but it does not grantee avoiding behavior which could generate consequent sanctions and punishments. Studies like this have social and theoretical relevance to preventive social programs directed to teenagers in risk.Mestre em Psicologia AplicadaEste estudo teve por objetivo analisar a relação entre níveis de habilidades cognitivas (inteligência verbal e não verbal) e percepção de risco e intenção em apresentar comportamentos de risco em um grupo de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A hipótese central deste trabalho foi a de que adolescentes com altos níveis de habilidades cognitivas apresentariam maior percepção do risco e se engajariam menos em comportamentos de risco. Participaram da pesquisa quarenta e oito adolescentes que participam do Projeto de ação social denominado Agente Jovem em uma cidade do triângulo mineiro com idade entre 15 e 17 anos de idade, cujas famílias vivem em situação de risco social conforme os indicadores apresentados pelo SUAS. Os sujeitos responderam a três instrumentos, sendo uma escala de percepção de risco e intenção de apresentar comportamento de risco, e dois Testes que avaliam habilidades cognitivas: a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) e o Teste das matrizes progressivas de Raven. Os instrumentos foram aplicados no Centro de Referência a Assistência Social após aceite voluntário e autorização dos pais. Após a coleta, realizou-se a análise descritiva e correlacional dos dados. Os resultados indicaram que de maneira geral a amostra como um todo possui níveis de desempenho na faixa média nas provas de habilidades cognitivas. Vale destacar que houve diferença significativa no desempenho de homens e mulheres para raciocínio mecânico, com os homens tendo um resultado melhor do que o das mulheres. Entre os tipos de percepção de risco houve apenas uma correlação positiva e moderada entre percepção de risco legal/ético e percepção de risco à saúde. O raciocínio verbal apresentou correlação com a percepção de risco legal/ético e com a percepção de risco à saúde. Entre os participantes com menor escolaridade quanto maior foi a percepção de risco legal/ético maiores também foram as percepções de risco à saúde e de risco social, o mesmo ocorreu em participantes com maior escolaridade. O raciocínio mecânico apresentou correlação com intenção de apresentar comportamento de risco legal/ético e com comportamento de risco financeiro. Não houve diferenças significativas entre os sexos quando se analisou percepção de risco e comportamento de risco. Este estudo permitiu verificar algumas correlações entre percepção de risco e inteligência, bem como a presença de correlações entre ―tipos‖ de intenção em apresentar comportamentos arriscados e inteligência. Estes dados corroboram de certa forma nossa hipótese inicial de que há uma relação entre inteligência e percepção de risco. Foi possível constatar que habilidades intelectuais superiores ajudam a perceber melhor riscos desta natureza, mas não garante a evitação de comportamentos que gerem tais punições e sanções. Estudos como este ajudam a avaliar elementos ligados ao risco que devem ser abordados em programas sociais de cunho preventivo que visem adolescentes, como o projeto no qual esta amostra está inserida

Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz - One of the best experts on this subject based on the ideXlab platform.

  • Rendimiento en la prueba de Raven : diferencias entre niños y adolescentes con trastorno del espectro autista y con dificultades de lectura
    2019
    Co-Authors: Sbicigo, Juliana Burges, Bosa, Cleonice Alves, Bandeira, Denise Ruschel, Jerusa Fumagalli De ,salles, Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
    Abstract:

    Esse estudo comparou o desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Dificuldades de Leitura (DL) no Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, com TEA (n = 16), com DL (n = 19) e com desenvolvimento típico (DT, n = 35). Controlando o efeito da idade, houve desempenho superior do grupo TEA na Parte A do MPCR. O grupo DL apresentou desempenho inferior aos demais grupos na Parte A e no escore total do Teste se comparado ao grupo DT. O desempenho do grupo TEA foi discutido a partir da Teoria da Fraca Coerência Central, enquanto o desempenho do grupo DL, a partir da hipótese dos múltiplos déficits na dislexia e considerando o impacto do menor acesso a materiais escritos nas habilidades visuoespaciais. Estudos dessa natureza podem auxiliar na caracterização cognitiva de crianças/adolescentes com TEA e com DL.This study compared the performance of children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD) and Reading Disabilites (RD) in the Raven's Colored Progressive Matrix Test (RCPM). A total of 70 children and adolescents aged 7 to 14 years, with ASD (n=16), with RD (n=19) and with typical development (TD, n=35) participated. Controlling the effect of age, the results indicated superior performance of the ASD group. The DL group presented inferior performance than the other groups in Part A and in the total Test score when compared to the DT group. The performance of the TEA group was discussed from the Theory of Weak Central Coherence, while the performance of the DL group, based on the hypothesis of multiple deficits in dyslexia and considering the impact of less access to written materials in visuospatial skills. Studies of this nature may help in the cognitive characterization of children / adolescents with ASD and DL.Este estudio comparó el desempeño de niños y adolescentes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) y con Dificultades de Lectura (DL) en la prueba de Matrices Progresivas Coloreadas de Raven (MPCR). Participaron 70 niños y adolescentes, entre siete y 14 años, con TEA (n =16), con DL (n=19) y con desarrollo típico (DT, n=35). Controlando el efecto de la edad, los resultados indicaron desempeño superior del grupo TEA. El grupo DL presentó desempeño inferior a los demás grupos en la Parte A y en la puntuación total de la prueba en comparación con el grupo con DT. El desempeño del grupo TEA fue discutido a partir de la Teoría de la Coherencia Central Débil, mientras que el desempeño del grupo DL, a partir de la hipótesis de los múltiples déficits en la dislexia y considerando el impacto del menor acceso a materiales escritos en las habilidades visuoespaciales. Los estudios de esta naturaleza pueden ayudar en la caracterización cognitiva de niños / adolescentes con TEA y con DL

Borges, Vivian Roxo - One of the best experts on this subject based on the ideXlab platform.

  • Teste dos Contos de Fadas: estudos de evidência de validade
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2011
    Co-Authors: Borges, Vivian Roxo
    Abstract:

    O Teste projetivo Teste dos Contos de Fadas/TCF, objetiva avaliar aspectos dinâmicos da personalidade de crianças com idades entre 6 e 11 anos. É constituído por 21 desenhos de personagens e cenas dos contos do Chapeuzinho Vermelho, da Branca de Neve e do João e o Pé de Feijão, agrupados em sete séries, com três desenhos cada. A proposta não é que a criança conte as histórias, mas que responda a algumas questões relacionadas a estes personagens e cenas. Considerando a importância da adaptação de instrumentos psicológicos para a realidade em que são utilizados, este estudo teve como principal objetivo criar subsídios para a adaptação e uso do TCF à realidade brasileira, principalmente no que se refere aos seus estudos de validade. Para isso, a presente Tese de doutorado foi organizada em quatro seções. A primeira discute teoricamente os Testes projetivos como reveladores de material dinâmico, normal ou patológico, destacando a principal finalidade deles que é a de avaliar características da personalidade do sujeito, dando particular atenção ao uso dos mesmos nos processos de avaliação psicológica de crianças. A segunda seção traz uma contextualização do TCF, descrevendo sua configuração, forma de administração e proposta de avaliação. A terceira e a quarta seções apresentam os estudos de validade do TCF. Para a realização destes dois estudos foi realizada uma pesquisa quantitativa, envolvendo 315 crianças da população geral (grupo não clínico) e 167 crianças de grupos clínicos (30 crianças com Diabetes Mellitus, 28 com Transtorno Depressivo, 23 com Transtorno de Conduta, 31 com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, 23 com Transtorno de Aprendizagem e 32 crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar).Os instrumentos utilizados foram uma Ficha de Dados Sociodemográficos; o Teste Matrizes Progressivas de Raven – escala especial, para medida de screening da capacidade cognitiva dos sujeitos; o CBCL, para a avaliação dos grupos diagnósticos psicopatológicos; e o TCF. Para a coleta dos dados contataram-se escolas públicas e privadas de Porto Alegre (para o grupo não clínico), bem como instituições de saúde e de proteção infantil (para os grupos clínicos). Antes da administração dos instrumentos todos os pais e/ou responsáveis pelas crianças assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A terceira seção da Tese apresenta o estudo de evidência de validade com base na estrutura interna das variáveis do Sistema de Categorização de Respostas do instrumento, por meio da análise fatorial das respostas de todas as crianças do estudo. Como resultado, obteve-se uma solução fatorial com sete fatores que foram avaliados e interpretados de acordo com a proposta do Teste. Estes resultados foram satisfatórios e indicaram que o TCF apresenta validade, do ponto de vista psicométrico, de sua estrutura interna. A quarta seção, por sua vez, apresenta um estudo de evidência de validade de critério. Como resultado também se verificou a comprovação psicométrica do TCF como um instrumento válido na diferenciação dos diferentes gruposcritério avaliados. Os resultados desta Tese colaboram com a adaptação do TCF à realidade brasileira, uma vez que, de posse de dois estudos que demonstram evidência de validade (estrutura interna e critério), foi possível chegar a dados satisfatórios, dando um importante passo no processo de qualificação das propriedades psicométricas deste instrumento. Desta forma, o TCF se apresenta como um instrumento projetivo válido para ser usado na prática em Psicologia, tanto em pesquisas quanto para a avaliação clínica infantil.The projective Fairy Tales Test (FTT) aims at assessing personality dynamic aspects of children aged 6 to 11 years. It includes 21 drawings of characters and scenes of Little Red Ridinghood, Snow White, and Jack and the Beanstalk fairy tales grouped in seven series with three drawings each. The child is encouraged not to tell the stories, but to answer some questions related to their characters and scenes. Considering the importance of adapting these psychological instruments to the reality where they are used, the main objective of this study was creating subsidies for the adaptation and use of FTT within the Brazilian reality, especially focusing their validation studies. This Doctoral dissertation was then organized in four sections. The first one discusses the theoretical grounds of projective Tests as revealers of normal or pathological dynamic material, outstanding their main goal, which is assessing the individual’s personality characteristics, and particularly focusing their use in children's psychological assessment processes. The second section approaches FTT contextualization, describing its configuration, administration way, and evaluation proposal. The third and fourth sections present the FTT validation studies. For these two studies, a quantitative research was developed with 315 children from general population (non-clinical group) and 167 children from clinical groups (30 children affected by Diabetes Mellitus, 28 by Depressive disorder, 23 by Behavior disorders, 31 by Attention Deficit Hyperactivity Disorder, 23 by learning disorders and 32 victims of intrafamily molestation). The instruments used were a socio-demographic datasheet; the Raven Progressive Matrix Test - Special Scale, to measure the individuals' cognitive capacity screening; the CBCL (Children and Adolescents' Behavior Checking List), to assess psycho-pathological diagnostic groups; and the FTT.Public and private schools (nonclinical group), and healthcare and children's protection institutions (for the clinical groups) at Porto Alegre (Brazil) were contacted to collect the data. Before administering the instruments, all the children's parents and/or caretakers have signed the Informed Consent Form. The dissertation third section presents the validation evidence study based upon the internal structure of the instrument Answers Categorization System variables, by means of the factorial analysis of the answers of all the children in the study. The result was a factorial solution with seven factors, which were evaluated and interpreted according to the Test proposal. The results were satisfactory and have shown that the FTT has internal structure validity from the psychometric point of view. In turn, the fourth section presents an evidence study of the criterion validity. It was also verified that the FTT is a psychometrically valid instrument to differentiate the assessed groups-criterion. The findings of this Dissertation contribute to the adaptation of the FTT to the Brazilian reality, as both validity evidence studies (internal structure and criterion) brought satisfactory results, representing an important step in the qualification process of the instrument psychometric properties. Thus, the Fairy Tales Test/FTT is a valid projective instrument, which can be used in Psychology practices, both in research and children clinical assessment

Sbicigo, Juliana Burges - One of the best experts on this subject based on the ideXlab platform.

  • Rendimiento en la prueba de Raven : diferencias entre niños y adolescentes con trastorno del espectro autista y con dificultades de lectura
    2019
    Co-Authors: Sbicigo, Juliana Burges, Bosa, Cleonice Alves, Bandeira, Denise Ruschel, Jerusa Fumagalli De ,salles, Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
    Abstract:

    Esse estudo comparou o desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Dificuldades de Leitura (DL) no Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, com TEA (n = 16), com DL (n = 19) e com desenvolvimento típico (DT, n = 35). Controlando o efeito da idade, houve desempenho superior do grupo TEA na Parte A do MPCR. O grupo DL apresentou desempenho inferior aos demais grupos na Parte A e no escore total do Teste se comparado ao grupo DT. O desempenho do grupo TEA foi discutido a partir da Teoria da Fraca Coerência Central, enquanto o desempenho do grupo DL, a partir da hipótese dos múltiplos déficits na dislexia e considerando o impacto do menor acesso a materiais escritos nas habilidades visuoespaciais. Estudos dessa natureza podem auxiliar na caracterização cognitiva de crianças/adolescentes com TEA e com DL.This study compared the performance of children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD) and Reading Disabilites (RD) in the Raven's Colored Progressive Matrix Test (RCPM). A total of 70 children and adolescents aged 7 to 14 years, with ASD (n=16), with RD (n=19) and with typical development (TD, n=35) participated. Controlling the effect of age, the results indicated superior performance of the ASD group. The DL group presented inferior performance than the other groups in Part A and in the total Test score when compared to the DT group. The performance of the TEA group was discussed from the Theory of Weak Central Coherence, while the performance of the DL group, based on the hypothesis of multiple deficits in dyslexia and considering the impact of less access to written materials in visuospatial skills. Studies of this nature may help in the cognitive characterization of children / adolescents with ASD and DL.Este estudio comparó el desempeño de niños y adolescentes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) y con Dificultades de Lectura (DL) en la prueba de Matrices Progresivas Coloreadas de Raven (MPCR). Participaron 70 niños y adolescentes, entre siete y 14 años, con TEA (n =16), con DL (n=19) y con desarrollo típico (DT, n=35). Controlando el efecto de la edad, los resultados indicaron desempeño superior del grupo TEA. El grupo DL presentó desempeño inferior a los demás grupos en la Parte A y en la puntuación total de la prueba en comparación con el grupo con DT. El desempeño del grupo TEA fue discutido a partir de la Teoría de la Coherencia Central Débil, mientras que el desempeño del grupo DL, a partir de la hipótesis de los múltiples déficits en la dislexia y considerando el impacto del menor acceso a materiales escritos en las habilidades visuoespaciales. Los estudios de esta naturaleza pueden ayudar en la caracterización cognitiva de niños / adolescentes con TEA y con DL

Bosa, Cleonice Alves - One of the best experts on this subject based on the ideXlab platform.

  • Rendimiento en la prueba de Raven : diferencias entre niños y adolescentes con trastorno del espectro autista y con dificultades de lectura
    2019
    Co-Authors: Sbicigo, Juliana Burges, Bosa, Cleonice Alves, Bandeira, Denise Ruschel, Jerusa Fumagalli De ,salles, Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
    Abstract:

    Esse estudo comparou o desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Dificuldades de Leitura (DL) no Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, com TEA (n = 16), com DL (n = 19) e com desenvolvimento típico (DT, n = 35). Controlando o efeito da idade, houve desempenho superior do grupo TEA na Parte A do MPCR. O grupo DL apresentou desempenho inferior aos demais grupos na Parte A e no escore total do Teste se comparado ao grupo DT. O desempenho do grupo TEA foi discutido a partir da Teoria da Fraca Coerência Central, enquanto o desempenho do grupo DL, a partir da hipótese dos múltiplos déficits na dislexia e considerando o impacto do menor acesso a materiais escritos nas habilidades visuoespaciais. Estudos dessa natureza podem auxiliar na caracterização cognitiva de crianças/adolescentes com TEA e com DL.This study compared the performance of children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD) and Reading Disabilites (RD) in the Raven's Colored Progressive Matrix Test (RCPM). A total of 70 children and adolescents aged 7 to 14 years, with ASD (n=16), with RD (n=19) and with typical development (TD, n=35) participated. Controlling the effect of age, the results indicated superior performance of the ASD group. The DL group presented inferior performance than the other groups in Part A and in the total Test score when compared to the DT group. The performance of the TEA group was discussed from the Theory of Weak Central Coherence, while the performance of the DL group, based on the hypothesis of multiple deficits in dyslexia and considering the impact of less access to written materials in visuospatial skills. Studies of this nature may help in the cognitive characterization of children / adolescents with ASD and DL.Este estudio comparó el desempeño de niños y adolescentes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) y con Dificultades de Lectura (DL) en la prueba de Matrices Progresivas Coloreadas de Raven (MPCR). Participaron 70 niños y adolescentes, entre siete y 14 años, con TEA (n =16), con DL (n=19) y con desarrollo típico (DT, n=35). Controlando el efecto de la edad, los resultados indicaron desempeño superior del grupo TEA. El grupo DL presentó desempeño inferior a los demás grupos en la Parte A y en la puntuación total de la prueba en comparación con el grupo con DT. El desempeño del grupo TEA fue discutido a partir de la Teoría de la Coherencia Central Débil, mientras que el desempeño del grupo DL, a partir de la hipótesis de los múltiples déficits en la dislexia y considerando el impacto del menor acceso a materiales escritos en las habilidades visuoespaciales. Los estudios de esta naturaleza pueden ayudar en la caracterización cognitiva de niños / adolescentes con TEA y con DL